Entre no clima da nostalgia e descubra a evolução do seu monitor

Do jeito que a tecnologia está avançada, dificilmente conseguiremos imaginar como seria conviver com um monitor dos anos 60 e 70.
Naquela época, um simples computador ocupava uma sala inteira e tudo aquilo parecia ter saído de um livro de ficção científica. Mas, acredite, foi real e existiu!
E, se hoje você está lendo essa matéria em um monitor de alta performance, devemos agradecer aos engenheiros e pesquisadores que permitiram tamanha evolução da tecnologia.
Calma, que ainda tem mais! Com intuito de explicar melhor esse progresso, fizemos uma lista com os principais monitores. Confira abaixo:
Monitor Monocromático

Você sabia que o IBM PC, foi um dos primeiros computadores? Denominado como “Monitor de fósforo verde”. O equipamento era capaz de produz apenas uma cor, o verde.
Por essa razão, acabou ficando conhecido como “fósforo verde”. Seus caracteres eram exibidos com maior nitidez em comparação com as TVs. Contudo, ele não reproduzia imagens, somente textos.
Na época isso não gerava nenhum problema.
Apple

O Apple II era construído por um teclado, monitor e ROM. Em 1970, foi lançado o VT05 da Dec, com um incrível teleimpressor embutido. Ele foi um dos primeiros monitores a realizar transmissão em tempo real.
Monitor Tubo

Os anos se passaram e a qualidade dos CRts foram evoluindo, um bom exemplo são os monitores de tubo.
Menores e econômicos, sua tela gerava imagens de qualidade que não oscilavam, nem emitiam radiações nocivas aos olhos humanos.
Monitor de vídeo

Esse era um dispositivo de saída do computador, sua função era transmitir informações ao utilizador através de imagens.
A maioria dos computadores na década de 70, usava somente os televisores para visualizar os dados. Foi bem nessa época que surgiram os computadores pessoais, lançados em 1970.
Plasma

Esse tipo de tecnologia bombou na década de 70. Ele foi desenvolvido com intuito de acabar com as inconveniências das distorções das imagens dos painéis CRTs.
Ainda foi possível diminuir a profundidade dos aparelhos, já que não possuíam mais o tubo.
Hoje, os monitores de plasma não são tão usados como computadores e sim como Tv, principalmente para reproduzir filmes, por conta do seu alto contraste.
Cristal Líquido

Os monitores de cristal líquido possuíam telas de cores bem vivas, parecida com a de calculadora.
O seu maior auge foi na década de 80 onde a tecnologia foi incorporada nos computadores. Principalmente, nos laptops, devido ao seu alto custo.
Monitor do Futuro

Atualmente no mercado tecnológico, existe grandes avanços, mas existe a possibilidade de futuramente, encontrarmos monitores maleáveis, dobráveis e mais finos.
Como você já deve ter notado, a tecnologia dos monitores evoluiu bastante e a cada dia que passa surge uma novidade para ser explorada.
E, como serão os nossos monitores daqui 10, 20 anos, não sabemos. Mas já podemos imaginar e esperar por algo surpreendente!
Curtiu entrar no clima da nostalgia? Continue acompanhando o nosso blog, matérias com assuntos iguais a esse, você só encontra aqui na Só Lcd!