Ray Tracing | O que é, como funciona e onde encontrá-la

A tecnologia Ray Tracing, implementada nas placas de vídeo Nvidia GeForce RTX, é um recurso que renderiza as imagens 3D em melhor qualidade, melhorando efeitos de iluminação que rivalizam com efeitos vistos em grandes produções cinematográficas.
O termo Ray Tracing ganha cada vez mais força no mundo dos games, fazendo com que mais jogos se tornem adeptos da tecnologia.
Confira abaixo o artigo da Só LCD Monitores e descubra o que é essa tecnologia e como aproveitar os seus jogos com mais qualidade ainda!
Veja também: Placa de vídeo EVGA GeForce RTX dará jogo gratuito aos compradores
O que é a tecnologia Ray Tracing?

Essa é uma técnica de renderização baseada, como o próprio nome indica, na reprodução de um grande número de raios das fontes de luz.
O objetivo é alcançar uma imagem o mais realista possível para criar modelos 3D confiáveis. Essa tecnologia busca criar uma iluminação de acordo com a realidade que é simulada por computador, com milhões de cálculos complexos.
Esta não é uma tecnologia precisamente nova, tendo sido apresentada pela primeira vez em 1979, por Turner Whitted. É amplamente utilizada em todos os tipos de vídeos e fotos renderizadas em 3D.
Para se ter uma ideia, todos os filmes atuais que usam imagens de computador, principalmente as mais realistas, utilizam a tecnologia Ray Tracing.
Tudo parece ótimo, mas a pergunta que virá à sua mente será a seguinte: por que não usar a tecnologia Ray Tracing em tempo real nos jogos?
Bem, renderizar frames mais realistas tem um preço alto, que se traduz na exigência de processadores e placas de vídeos mais potentes, além de demorar um tempo maior em relação à renderização tradicional.
Saiba tudo sobre as placas de vídeo GeForce RTX
Como são formadas as imagens com a tecnologia Ray Tracing?
A tecnologia de renderização usada nos videogames como alternativa à tecnologia Ray Tracing é a rasterização, onde os objetos na tela são criados a partir de uma malha de milhares de polígonos virtuais aliados à combinação de várias tecnologias, como oclusão ambiental, iluminação e sombras. que geralmente são calculados com base no ângulo entre os vértices de cada polígono e a fonte de luz, um método menos realista baseado em aproximações, mas muito mais rápido que o tecnologia Ray Tracing.
A tecnologia Ray Tracing em tempo real da NVIDIA tem a desvantagem de não poder ser usada completamente, ou seja, um número de raios não é processado em tempo real.
É nítida a diferença entre as tecnologias quando comparamos as funções da RTX, que pode utilizar tanto a renderização tradicional quanto a renderização em Ray Tracing.
De qualquer forma, serve para nos dar uma ideia diferente do que está por vir. Um vídeo comparativo do jogo Shadow of the Tomb Raider mostra um pouco das diferenças, principalmente em quesitos como luz e sombra.
Melhores imagens gráficas
A tecnologia Ray Tracing significa “rastreamento de raio” e geralmente é associada a gráficos espetaculares no nível da iluminação, reflexões sobre objetos ou explosões.
É verdade que a tecnologia Ray Tracing oferece resultados muito bons nesses campos, mas suas possibilidades vão além.
Este sistema permite recriar muito bem os efeitos da luz real: sombras mais ou menos suaves quando um objeto é opaco, a cor muda ao passar por superfícies semitransparentes (uma garrafa de vidro, água…) ou reflexos, quando um objeto espelhado mostra outros objetos próximos.
A tecnologia Ray Tracing oferece excelente qualidade visual, principalmente ao gerar reflexos em superfícies brilhantes.
Gostou dessa matéria? Aproveite para conferir nosso blog com outras notícias sobre games!
Aumente a imersão do seu jogo com um monitor de alta qualidade, confira nossa loja e garanta o melhor preço do mercado!